O Conclave Ministerial das Reuniões de Primavera do Projecto Capital Humano 2024 foi realizado em Washington, DC, nesta quinta-feira, 18, com o tema "realizar o potencial da tecnologia digital e da inteligência artificial para a saúde e não só".
O Secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga, representou a Ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa. O evento explorou temas cruciais, incluindo a utilização da Inteligência Artificial e outras tecnologias para fortalecer os cuidados de saúde, educação e outros sectores, bem como, investimentos necessários para capacitar digitalmente as populações.
O Conclave discutiu “como a tecnologia pode reforçar a prestação de serviços nos cuidados de saúde, educação e noutras áreas e como a digitalização pode alimentar o crescimento e criar emprego”, igualmente foram abordadas formas que os países podem equipar as pessoas com competências necessárias para impulsionar a economia digital.
A participação de líderes de alto nível do Grupo Banco Mundial e de outras figuras importantes destacou a importância da tecnologia digital e da inteligência artificial no fortalecimento do capital humano.
Ainda no dia 18 de abril, o Secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga, participou como orador no Fórum com potenciais investidores americanos, tendo apresentado as tendências macroeconómicas de Angola num evento que estiveram presentes cerca de 100 investidores.
Além disso, o Secretário de Estado, Luís Epalanga representou Angola na reunião do Fundo de Paz da União Africana (FUPA), realizada na Embaixada da União Africana em Washington DC.
O FUPA, criado em 1993, é um instrumento vital para financiar actividades de paz e segurança no continente africano. A reunião abordou questões cruciais, como a pressão sobre o sector privado para apoiar programas de paz, isenção de impostos para equipamento operacional e advocacia por contribuições voluntárias dos governos para o fundo de paz da União Africana.
Esses eventos destacam o compromisso contínuo com o fortalecimento do capital humano, a diplomacia económica e a promoção da paz e segurança no continente africano.